O apadrinhamento é o termo utilizado para denotar a ação de alguém que seja padrinho ou madrinha, ambos indivíduos que se comprometem a cuidar de um ou mais pessoas , podendo ser crianças em seu batismo ou casais em seu matrimônio..
"Sua origem remonta ao século II, com origem religiosa cristã, e a posteriori passou a obter significados distintos a depender da religião e código civil. De acordo com Corpus Juris Civillis, o sentido original do apadrinhamento é um serviço a ser realizado por um indivíduo que tenha uma dívida a quitar com o pai ou a mãe de uma determinada criança, sendo o apadrinhamento de uma ou mais crianças do casal, um tipo de tributo voluntário concedido à família do casal durante toda a vida." (fonte Wikipedia).
Escolha alguém que o casal conheça e que a noiva simpatize e aprove, normalmente um familiar ou um amigo próximo. O padrinho tem várias tarefas a fazer durante a preparação do casamento e é importante que ele esteja muito próximo ao noivo. As principais tarefas são:
- Organizar a despedida de solteiro do noivo.
- Reunir os amigos e familiares do noivo e consultar todos os aspectos de um evento que possa agradar ao noivo.
- Na cerimônia deve ajudar o noivo no que ele necessitar, podendo ser responsável pelas alianças. Nesse caso, ele pode posicionar-se ao lado direito do noivo e entregar as alianças no momento oportuno.
- Deve ajudar o noivo a chegar à cerimônia pontualmente.
- Na recepção do casamento, o padrinho deve fazer um pequeno discurso, com um pouco de humor, mas jamais deve dizer algo de mau gosto.
- Deve fazer um brinde aos noivos, e nunca se esquecer de mencionar o quanto bela a noiva está.
Noivas e sua difícil decisão: Escolhendo a madrinha
Se a noiva possuir uma amiga muito querida, mas que não está em sintonia com o casal, pode-se escolher outra função, como por exemplo, uma leitura no momento da cerimônia ou um brinde especial durante a recepção. Além disso, a madrinha deve estar disposta a ajudar a noiva em suas diversas tarefas:
Se a noiva possuir uma amiga muito querida, mas que não está em sintonia com o casal, pode-se escolher outra função, como por exemplo, uma leitura no momento da cerimônia ou um brinde especial durante a recepção. Além disso, a madrinha deve estar disposta a ajudar a noiva em suas diversas tarefas:
- Pode acompanhar a noiva na escolha do vestido.
- Ajudar a planear o casamento.
- Organiza a noite de despedida de solteira da noiva e que seja de gosto dela.
- No dia do casamento, pode a noiva a preparar-se, acompanha-la nos momentos anteriores ao casamento, acalmando-a e dando-lhe apoio.
- Ajuda a noiva a fazer as malas para a lua-de-mel, e assegurar-se que a mala da noiva para a noite de núpcias é entregue no quarto de hotel onde os noivos vão passar a noite.
- Durante a cerimônia deve assegurar-se que a noiva está sempre no seu melhor, podendo ajudar a ajustar o vestido, ou ajudar a compor a maquilhagem ou o penteado.
- Durante a recepção deve dançar com o padrinho, e ajudá-lo na decoração do carro de saída dos noivos e na decoração do quarto da noite de núpcias, bem como ajudar a noiva em todas as situações mais complicadas.
- A madrinha deve assumir o seu papel, estando sempre atenta e disposta a ajudar a noiva e nunca se distrair pensando só em si.
Os noivos por sua vez, sempre devem agradecer aos padrinhos e madrinhas por sua disponibilidade e carinho, podendo impossível presenteá-los ao final da festa com uma lembrança diferenciada.
@Melinda
Nenhum comentário:
Postar um comentário