sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Cortejo para encantar !

As cerimônias religiosas e as recepções abandonaram as tradições que regiam o cortejo do casamento. No cortejo tradicional, apenas a noiva, acompanhada pelo seu pai caminhavam pela nave central da Igreja. Os demais – noivo, mãe da noiva, pais do noivo, padrinhos, damas de honra e pajens aguardavam na sacristia até o momento do início da cerimônia, onde, aí sim já se posicionavam no altar para aguardarem a entrada da noiva.
Atualmente, as Igrejas são bastante flexíveis na elaboração do cortejo de entrada, cumprimentos e saída dos noivos, pais, padrinhos, damas de honra e pajens. As mais tradicionais mantêm-se rígidas em suas normas permitindo pouca ou nenhuma alteração no cortejo habitual. 
A grande maioria passou a permitir que os noivos elaborassem a ordem de entrada e saída da maneira que a desejassem, e o cortejo tradicional deu lugar ao cortejo ideal – mais adequado ao perfil e ao gosto dos noivos.
Independente da formação escolhida, mulheres oferecem o braço direito aos homens e assim fica a fila do cortejo de entrada: mulheres do lado esquerdo e homens do lado direito. A única que entra do lado direito é a noiva, que oferece seu braço esquerdo ao pai e segura o buquê com a mão direita.
No altar, tendo a cruz como referência, o lado esquerdo destina-se aos pais e padrinhos da noiva; e o lado direito, aos pais e padrinhos do noivo. Ao chegarem ao altar, os pais devem se posicionar na posta do altar, próximo às escadas quando houver, e os casais de padrinhos posicionam-se ao lado destes e assim por diante.




Ao chegar ao altar, o pai do noivo conduz a mãe da noiva à sua posição e atravessa pelo fundo do altar, posicionando-se no lado direito do altar. 

O noivo, por sua vez, conduz sua mãe à sua posição e coloca-se um pouco mais a frente para esperar a noiva. Quando a noiva estiver passando pela metade do corredor central, o noivo desce as escadas para recebê-la. O noivo pode cumprimenta-la com um beijo na testa. 

O pai da noiva cumprimenta o noivo, em seguida a noiva, e dirige-se para o lado esquerdo do altar, juntamente com a mãe da noiva. Neste momento, o noivo se posiciona do lado direito da noiva, onde permanecerão durante toda a cerimônia. As damas de honra e pajens podem se sentar na escada ou ainda no primeiro banco do lado esquerdo.

Seguindo regrinhas básicas, com certeza seu cortejo irá encantar seus convidados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário