segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Damas e Pajens

 



 

 

 

O verdadeiro significado de damas e pajens na cerimônia religiosa é a representação da pureza, alegria e inocência e traz ao casal o desejo desses sentimentos na nova vida que terão a partir do momento de seu casamento.


Com origem na Idade Média, quando as crianças vestiam suas melhores roupas para esperar a chegada da noiva na entrada da vila. Ao avistarem a carroça, colhiam flores e avisavam aos moradores sobre o início da cerimônia e corriam para a igreja. Na época, era costume crianças e convidados levarem os noivos ao altar.

As crianças são anjos e significam pureza, porém quando elas entram no cortejo de uma cerimônia simbolizam naquele momento os filhos daquele casal que está recebendo o sacramento matrimonial.

Há indícios de que a tradição teria surgido na igreja Anglicana como uma adaptação ao cargo de Pajem de Honra. Esse cargo era exercido por filhos de nobres e tinha um papel de destaque em cerimônias importantes nas quais estivessem presentes os governadores do Reino Unido, tais como, coroações, eventos oficiais e outros. Os nobres passaram a adotar a figura do pajem na cerimônia de casamento da Igreja Anglicana e depois começou a se espalhar para outros países.

Com relação a damas de honra há a possibilidade de duas origens:
1º Em virtude do hábito da "primeira noite" de uma mulher que acabou de se casar, ser privilégio do senhor feudal, os parentes da noiva vestiam algumas mulheres de forma idêntica à noiva para que, no ato da captura, o senhor feudal levasse outra mulher, que não fosse a noiva. Desta forma ela seria preservada e teria a sua primeira noite com seu esposo.

2º Não se sabe em que momento da história as crianças assumiram o papel de damas de honras nas cerimônias, mas isso explica o motivo de vestiram-nas como mini-noivinhas, e que não deixa de ser uma tradição linda, envolvida de muito luxo e glamour.


Seja qual for a real história, a verdade é, que esses pequeninos deixam todos extasiados com sua graça e beleza.

Love
@Melinda
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário